A Honda confirma que seu primeiro veículo montado em uma plataforma elétrica dedicada é "um modelo de porte médio a grande" e estará à venda em 2025. O anúncio faz parte de uma apresentação do presidente e do vice-presidente executivo da montadora sobre o futuro da empresa. O foco em tecnologia e eletrificação é o caminho a seguir.
A Honda está desenvolvendo um novo sistema operacional de veículo para o EV que estreia em 2025 na plataforma e:Architecture. A empresa não revela nenhum detalhe sobre essa tecnologia, mas está contratando o dobro de pessoas do que o planejado originalmente para o desenvolvimento de software interno, incluindo o trabalho nesse sistema, assistência avançada ao motorista e recursos de veículos conectados. Haverá também um novo cargo de Diretor Global de Experiência do Usuário dentro da montadora.
Em 2024, o Honda Prologue e o Acura ZDX veículos elétricos estarão à venda. Ambos serão montados na plataforma Ultium da GM. As duas montadoras continuarão sua parceria lançando uma série de veículos elétricos acessíveis a partir de 2027.
A Honda transformará Ohio em seu centro de produção de veículos elétricos para a América do Norte. Isso incluirá o reequipamento da fábrica de automóveis de Marysville, da fábrica de automóveis de East Liberty e da fábrica de motores de Anna. A Honda e a LG Energy Solution também construirão sua fábrica de baterias de joint venture no estado.
Também há boas novidades sobre veículos elétricos fora da América do Norte. O Japão receberá o N-Van EV como um pequeno veículo comercial no primeiro semestre de 2024. Em seguida, um veículo elétrico baseado no N-One com estilo retrô chegará em 2025. Dois modelos pequenos - um dos quais será um SUV - estarão à venda em 2026.
Vários EVs serão destinados à China. O e:NS2 e o e:NP2 chegarão no início de 2024. Até o final desse ano, uma versão de produção do conceito e:N SUV se juntará à linha. Outros sete modelos elétricos serão lançados até 2027. O objetivo da Honda é que todas os seus modelos tenham versões elétricos na China até 2025.
O novo anúncio não faz nenhuma menção aos dois EVs de aparência esportiva previamente anunciados em uma apresentação da Honda em abril de 2022. Na época, a montadora indicou que eles eram um modelo específico e um modelo topo de linha que a empresa pretendia oferecer globalmente.
Fonte: Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global